Engenharia da Confeitaria

Um forum para todos amantes da confeitaria! Amadores, profissionais... Entre, sinta-se a vontade para perguntar, tirar suas dúvidas e dividir seu conhecimento
 
InícioInício  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Compartilhe | 
 

 GUIA DA PASTA AMERICANA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Moderadora
Admin


Número de Mensagens: 52
Idade: 30
Localização: USA
Pontos: 83
Reputação: 0
Data de inscrição: 02/06/2008

MensagemAssunto: GUIA DA PASTA AMERICANA   Dom Jul 19, 2009 11:50 pm

Receita para cobrir bolos de 35 cm a 40 cm
Pasta Americana


Ingredientes
10 colheres de sopa de água
3 colher de sopa (rasa) gelatina
3 colher de sopa de glucose (volume de uma noz com casca)
3 colher de sopa de margarina FORNO E FOGÃO
3 colher de chá de essência de amêndoas ou outra de sua preferência
açúcar impalpável (o quanto baste)

Modo de Preparo
Em uma panela para banho Maria colocar as colheres de água e espargir a gelatina. Levar ao banho Maria.

Depois de derretida a gelatina acrescente a glucose. Depois de dissolvida a glucose acrescentar a margarina e a essência.

Com o açúcar impalpável, faça uma cova sobre a superfície onde irá trabalhar, jogue a mistura no meio e vá somando o açúcar até que obtenha a marca de seus dedos nela sem que esteja grudando.

Trabalhe a massa até tornar-se elástica.

Pasta Americana de Chocolate
Para se obter a pasta com sabor de chocolate, siga a receita normalmente, alterando apenas a quantidade de açúcar.

Para fazer 1 medida da receita, coloque em torno de 350 gramas de açucar impalpável, e acrescente aos poucos chocolate me pó (50% de cacau), e vá sovando até dar o ponto. Ou seja, a proporção é na média de 2/3 de açucar para 1/3 de chocolate em pó.

Para a pasta que irá cobrir o bolo, faça e utilize imediatamente, porque com o acrescimo de chocolate em pó, a pasta tende a secar mais rapidamente, com propensão à rachaduras se demorar a utilizar.

Ingredientes -
O equilíbrio dos ingredientes fazem toda a diferença, suas quantidades, textura, densidade e até temperatura, influi no resultado final da pasta americana. Abaixo, daremos algumas dicas sobre cada um deles, e se seguirem à risca, certamente obterão a pasta no ponto ideal de trabalho.

Água: utilizar a quantidade indicada, sem acrescentar ou reduzi-la.

Margarina: aconselha-se a utilizar as margarinas destinadas à culinária, as chamadas "Forno e Fogão", "Culinária" e etc ... porque são elaboradas para uso culinário, e portanto possuem uma quantidade de água reduzida em relação às margarinas comuns. Mas, pode acontecer desta margarina não ser facilmente encontrada em determinadas regiões, e se for este o caso, o melhor é optar por uma margarina que possua um alto teor de lipídeos, que hoje em dia trata-se da margarina "Qually", com 80% de lipídeos, mas existem outras com 65-70% de lipídeos.

Outra dica importante em relação à margarina, é utiliza-la em temperatura ambiente, porque se ela estiver gelada, provavelmente você a deixará em banho maria por mais tempo que o normal para poder derrete-la totalmente, e este "tempo à mais", faz parte da água evaporar, desequilibrando a quantidade correta dos ingredientes, e assim prejudicando o resultado final da pasta.

Gelatina: utilize gelatina sem sabor e incolor.
Glucose: aconselha-se utilizar a glucose branca. Embora o produto chamado "Karo" seja uma glucose, ele tem textura e densidade diferentes, enquanto que a glucose branca, costuma ser mais densa e menos líquida.

A quantidade aqui é muito importante, pois apesar de ser 1 colher de sopa, esta colher é aquela "colher de mãe", bem cheia mesmo, com um volume parecendo um ovo grande.

Açucar impalpável: Ele é diferente do açucar de confeitero (glaçucar), o impalpável é aquele açúcar que tem adição de amido de milho (maisena) na sua composição. Há várias marcas: Arcolor, Mix, Mavaleiro, entre outras.

A quantidade aqui é um tanto relativa, porque ela vai variar conforme a quantidade dos outros ingredientes, então não se pode afirmar a quantidade exata que a receita utiliza. Entretanto, para se saber o ponto certo da pasta, vá acrescentando o açucar aos poucos.

Coloque na "cova" aproximadamente 350-400gr de açúcar (para 1 receita), e vá acrescentando mais açúcar conforme for sovando a massa, que a princípio estará grudenta.

Conforme for recebendo mais açucar, ela vai tomando forma, e quando seus dedos ficarem marcados nela, sem que ela esteja grudando, é hora de parar de acrescentar o açúcar, pois já chegou no ponto ideal.

Quanto mais você sovar a pasta, mais macia e elástica ela ficará, e com menos risco de ter rachaduras

Aplicação
:
- A pasta feita para cobrir o bolo, deve ser utilizada prontamente: fez a pasta, cubra o bolo imediatamente, caso contrário ela perde a textura ideal e pode "rachar" com mais facilidade.

Conservação: - A pasta que sobrar, guarde em saco plástico bem fechado e em local seco e fresco. Ela tem durabilidade de aproximadamente 15 dias. Não a coloque na geladeira, pois a pasta é extremamente sensível à umidade.

Re-utilização:
- A pasta que sobrar, seja aque foi utilizada para cobrir o bolo, seja a que foi usada para modelagem, pode ser re-utlizada depois de alguns dias.

Então, quando quiser re-utilizar a pasta que foi feita dias atrás, ela estará seca e mais dura, então faça o seguinte: coloque-a de 3 à 6 segundos no microondas, e junte um "teco" da margarina que usou para fazer a pasta, e amasse (sovar) bastante até voltar a ter a mesma textura. Repita este processo até que ela fique boa de novo. E não precisa adicionar mais açucar.


espero que seja de grande ultilidade Very Happy
FEITO POR: SANDRA DIAS
www.sandradias.com
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://confeitaria.forumeiros.com
 

GUIA DA PASTA AMERICANA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Criar uma pasta oculta com Password
» Guia Tutankhamen
» Guia e build Mago
» GUIA DO MISTICO DA LUA(Jóia Misteriosas)
» Guia Basico para Iniciantes

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Engenharia da Confeitaria ::  :: -